Navegando pelas 20 Leis da Psicologia Aplicada a UX Design

Usando a psicologia para projetar produtos e serviços melhores.

As 20 Leis da Psicologia Aplicada a UX Design

Efeito Estético-Usabilidade

Usuários tendem a considerar designs esteticamente agradáveis mais fáceis de usar.

Limiar de Doherty

Usuários agem rapidamente ao se aproximar de um objetivo. Uma lista de verificação destaca o progresso, impulsionando a motivação para concluir o onboarding de forma eficaz.

Lei de Fitts

Torne os elementos selecionáveis grandes e próximos aos usuários, especialmente os botões, para facilitar a localização e seleção.

Lei de Hick

O tempo de decisão aumenta com mais opções. Simplifique tarefas, destaque opções recomendadas e evite sobrecarregar os usuários.

Lei de Jakob

Os usuários passam muito tempo em outros sites, então eles preferem que o seu funcione de forma familiar. Facilite o aprendizado usando padrões de design conhecidos.

Lei da Região Comum

Elementos são agrupados quando compartilham uma área com limite definido. Adicionar bordas facilita a separação dos elementos vizinhos.

Lei de Prägnanz

Pessoas simplificam imagens ambíguas para economizar esforço mental. O olho busca simplicidade em formas complexas para evitar sobrecarga de informações.

Lei da Proximidade

Objetos próximos costumam ser agrupados. A Lei da Proximidade facilita aos usuários agrupar diferentes conjuntos de conteúdo de forma rápida.

Lei da Similaridade

O olho humano agrupa elementos semelhantes em um design, mesmo separados. Destaque visualmente links e navegação dos textos normais com estilo consistente.

Lei da Conexão Uniforme

Elementos visualmente conectados são vistos como mais relacionados do que os não conectados. Agrupe funções semelhantes visualmente, usando cores, linhas, molduras ou outras formas.

Lei de Miller

A média de itens que uma pessoa pode lembrar é de 7, mais ou menos 2. Use o "chunking" para apresentar grupos de conteúdo de forma gerenciável, organizando-os em conjuntos de 5 a 9 itens por vez. ...

Navalha de Occam

Entre hipóteses igualmente eficazes, escolha aquela com menos suposições. Analise cada elemento e remova o máximo possível sem comprometer a função geral.

Princípio de Pareto

O princípio de Pareto diz que, em muitos casos, 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Foque a maior parte do esforço nas áreas que proporcionarão os maiores benefícios para a maioria dos usuários. ...

Lei de Parkinson

Avalie a experiência destacando os pontos altos e finais. Aprimore os momentos mais valiosos do produto e projete melhorias. Esteja ciente de que experiências negativas são mais memoráveis que as po...

Regra do Ponto Final

A avaliação de uma experiência é influenciada pelo pico e pelo final, não pela média geral dos momentos vividos.

Lei de Postel

Seja aberto ao receber, adaptando-se às ações do usuário, mas ao enviar, mantenha uma abordagem mais restrita e conservadora.

Efeito de Posição Serial

Usuários lembram melhor o primeiro e último item de uma série. Colocar itens menos importantes no meio pode ser benéfico, pois são menos armazenados na memória. Posicionar principais ações nas extre...

Lei de Tesler

A Lei de Tesler, ou Lei da Conservação da Complexidade, diz que, em qualquer sistema, há uma quantidade de complexidade que não pode ser eliminada.

Efeito Von Restorff

O efeito Von Restorff, também chamado de Efeito Isolamento, sugere que, quando vários objetos semelhantes estão presentes, é mais provável que o que se diferencia seja lembrado. Torne informações im...

Efeito Zeigarnik

As pessoas recordam melhor tarefas incompletas ou interrompidas do que as concluídas. Utilize barras de progresso em tarefas complexas para indicar visualmente quando estão incompletas, aumentando a...

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